Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

Grécia

GRÉCIA ANTIGA


CIVILIAZAÇÃO GREGA

          Situada no sul da Europa, ocupando uma península de relevo acidentado e um arquipélago no mar egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu para além de seus limites geográficos. Sua história costuma ser dividida nos períodos:
HOMÉRICOS (século XV a VIII a.C.)
ARCAICO (século VIII a VII a.C.)
CLÁSSICO (século VI a IV a.C.)
HELENÍSTICO (século IV a I a.C.)

          O período Homérico foi assim chamado em razão de as fontes para o seu conhecimento serem dois poemas épicos cuja autoria é atribuída a Homero – Ilíada e Odisséia -, além dos vestígios arqueológicos. Esses poemas remetem aos mitos que perduraram na civilização grega e foram transmitidos como legado cultural a outras culturas ocidentais.
♦ Homero era cego – é chamado o pai da História ou o pai da mentira.


CIVILIZAÇÃO CRETENCE

          A Civilização grega foi uma das civilizações mais brilhantes da antiguidade. A civilização grega deu inicio em uma ilha chamada CRETA, Creta é a maior ilha do mar Egeu, fica entre a Ásia e a Europa, a ilha de Creta era formada por comerciantes, e esses comerciantes dominavam todo o comercio, e eram excelentes marinheiros, os egeus ou pelasgos eles eram conhecidos como “homens dos mares” o comércio, marítimo era sua grande atividade, a ilha produzia também azeite de oliva, vinho, trigo, frutas cítricas, os egeu também fundiam o bronze, e fabricavam cerâmica.
Cerca de 1000 anos antes da formação da sociedade grega, desenvolveu-se a ilha de Creta, ao sul da Grécia continental, a civilização cretense. A atividade a mais econômica dos cretenses era o comercio marítimo com o Egito e com os povos vizinhos da Ásia menor.
Os cretenses desenvolveram a escrita chamada de Linear A, que ainda não foi totalmente decifrada.
O rei de Creta se chamava Minos.

MITOLOGIA
♦ O minotauro era adorado pelos Cretenses.
♦ A morte do Minotauro se dá o fim do poder dos Cretenses e o inicio do poder dos Gregos.


CIVILIZAÇÃO MICÊNICA

Aqueus
         
Aqueus – povos seminômandes, originário do norte da Europa, chegou na região da Grécia por volta de 2000 a.C.  Os aqueus estabeleceram primeiro na Península de Peloponeso, onde formaram um reino e tornaram-se a principal potência comercial e militar do Mar Mediterrâneo.
           Os aqueus saídos da região hoje conhecida como Cáucaso, os Helenos acreditavam ser descendentes de um mesmo antepassados, Helen, quando se fala de Helênicos, falamos dos gregos antigos.
Foi por volta de 1450 a.C., a sociedade cretense entrou em declínio, causado por fortes terremotos e pela invasão dos aqueus, um povo indo europeu, impuseram sua economia e língua aos cretenses, mas também incorporaram muitos aspectos da cultura desse povo.
O aqueus fundaram várias cidades, entre as quais Micenas, que seria sua capital, dai vem o nome da Civilização Micênica.
O principal centro do poder e riqueza era o palácio, seus palácios eram murados, e construídos nos altos das colinas os micênicos desenvolvera a escrita Linear B, que só foi decifrada em 1953, os estudiosos descobriram que se tratava de um ramo grego antigo.
 Obs: Os aqueus são os primeiros gregos.


FIM DA CIVILIZAÇÃO MICÊNICA
         
          A Civilização micênica foi destruída por volta de 1220 a.C. com a chegada de novos povos ao território grego, os Jônios, e os Eólios se estabeleceram na Grécia continental de Peloponeso e na ilha de Creta.
          Foi com a destruição da cultura micênica, os palácios foram substituídos por construções mais simples. As aldeias passaram a ser organizadas em genos, pequenas comunidades rurais, cada geno era comandado por um chefe, sendo que o mais importante se tornava rei da comunidade. Ele governava e era auxiliado por uma assembleia de guerreiros.
           Com o crescimento dos genos por volta de 800 a.C. começou a se formar as Cidades- Estado, chamada de PÓLIS pelos gregos.


JOGOS OLÍMPICOS  -  HONRA A ZEUS

          As olimpíadas foram criadas em homenagem a Zeus, deus do Olímpio.
          Os jogos olímpicos é uma herança da idade antiga, chamadas de Olimpíadas gregas.
          A primeira olimpíada foi realizada na cidade de Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. na ocasião, foi disputada apenas uma modalidade, a corrida de 200 metros, chamada de stadion, de onde vem o nome a palavra “estádio”, depois disso os jogos passaram a ser realizados a cada quatro anos. E foram acrescentadas modalidades como o pentatlo – que incluía corrida, salto, luta arremesso de lança e arremesso de disco -, a corrida de bigas e o salto em distância.
♦ Biga – carro de duas rodas puxado por cavalos.
          Os atletas eram cidadãos comuns, e os vencedores recebiam a uma coroa trançada com ramos feitos de oliveira e a glória da população.
          Os jogos olímpicos eram ao mesmo tempo, evento esportivo e religioso, durante os jogos olímpicos era tradição de manter um fogo acesso para homenagear  Zeus.
          Hercules, filho de Zeus com a mortal Alcmena, criou os jogos para homenagear seu divino pai. Segundo a tradição mítica Hércules plantou um pé de oliveira do qual se retiravam os ramos das guirlandas usadas pelos vencedores nas competições olímpicas.
          A primeira Olimpíada dos tempos modernos foi raliado em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia.
PÓLIS: CIDADE-ESTADO GREGA

          Desde o século VIII a.C., formaram-se pela Grécia antiga diversas cidades independentes, cada qual desenvolvendo seu próprio governo, suas leis seu calendário, suas moedas. Essas cidades eram chamadas de pólis, palavra grega que costumava ser chamada de “cidade Estado”.
          As pólis compreendia as zonas urbanas e uma zona rural. Na área urbana se estabeleciam em torno do centro com praças, edifícios públicos, templos, oficinas etc. era na zona urbana que concentrava o centro comercial e artesanal, onde muitos artesões produziam tecidos, roupas, sandálias, armas, artigos de cerâmica e vidro. Já na zona rural a população se dedicava ás atividades agropastoris: cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e criação de rebanhos de cabras, porcos e cavalos.
Existiam muitas pólis no mundo grego, como Messênia, Tebas, Mégara e Erétria. As que mais se destacaram foram Atenas e Esparta, pela liderança que em certas épocas, exerceram sobre as demais cidades.
Os povos gregos tinham muitos conflitos e diferenças, mas possuíam muitos elementos culturais iguais, como a língua, a base religiosa na crença dos mesmos deuses.
Os povos gregos se reconheciam como Helenos, sua cultura era a Helênica, que vinha do grego.

♦ Helenica – vem da Hélade, é cultura do grego. Hélade vem da região entre a Grécia central e do norte. Grego é uma palavra latina usada para designar os habitantes da Hélade, que se autodenominavam Helenos.
♦ Helenística ou Helenismo – é a cultura que vem depois da Helenica, é a fusão da cultura helênica grega com a cultura ocidental, Alexandre o Grande é que leva a cultura grega para o resto do mundo, e o império romano trata de implantá-la por todo seu território conquistado.

IMPORTANTE
Cultura HELENICA não é a mesma coisa que cultura Helenística.


EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

          Até o século VIII a.C., aproximadamente o ensino era voltado para formação de nobres guerreiros, os meninos da aristocracia eram enviados aos palácios, onde eram treinados para a guerra onde se aprendiam os valore como lealdade, honra e coragem.


ATENAS

          Atenas é a principal cidade da Grecia antiga junto com Esparta. O centro da cidade fica localizado no alto, onde existe a acrópole, o centro da cidade é sempre no alto para se proteger dos ataques inimigos. Devido ao solo ser pouco fértil os atenienses se lançaram aos mares se tornando grandes navegadores, aproveitando a proximidade do litoral tornaram-se grandes marinheiros, e chegaram a dominar grande parte do comercio no mediterrâneo.
          Era na acrópole que se construíam os templos para os deuses, em Atenas foi construído o mais famosos de todos os templos que foi o Parthenon, o Parthenon foi construído em mármore branco.
          No século VIII a.C., Atenas foi governada por um rei que acumulava funções de juiz, sacerdote e chefe militar, posteriormente o poder foi passado para mãos dos aristrocatas, esses eram formados por homens, que comandavam o governo das cidades.

♦ Aristocracia -  grupo formado por pessoas que detêm o poder econômico e politico.


SOCIEDADE ATENIENSE

          A sociedade anteniense era composta por três classes sociais, eram elas: cidadãos, metecos e escravos.

CIDADÃO - tinham direitos políticos e participavam do governo da cidade. Eram homens adultos (maiores de 21 anos), filhos de pais e mãe ateniense e de diferentes condições econômicas: grandes ou pequenos proprietários comerciantes etc. raramente os atenienses concediam o direito de cidadania a pessoa de outras cidades.

♦ A mulher não é cidadã “nunca é” mas é a mulher que carrega consigo a cidadania.

♦ Cidadão era todo homem que é filho de pai que é cidadão e de mãe que é filha de cidadão.

♦ Filho de homem cidadão com mulher que não é filha de cidadão não é cidadão.

♦ Filho de homem não cidadão com mulher filha de cidadão não é cidadão.

♦ Entre o século IV e V a.C., a mulher que carrega a cidadania, depois desses séculos é o homem que carrega a cidadania.

♦♦ Ser cidadão é uma coisa muito importante para o grego, pois ser cidadão é estar vinculada a uma cidade. É por isso que Sócrates prefere morrer do que deixar de ser cidadão.

METECOS – eram os que viviam em Atenas mas não eram nascidos na cidade. Não tinham direitos públicos de comprar terras, mas podiam trabalhar no comercio e no artesanato. Em geral, pagavam impostos para viver na cidade e, em certas épocas, poderiam ser convocados para o serviço militar.

ESCRAVOS – muitos se tornavam escravos por causa das guerras, eles eram comprados de estrangeiros nos mercados de escravos, ou eram filhos de escravos que já viviam na cidade. Estima-se que entre o século IV e V os escravos em Atenas chegava aproximadamente 400 mil, calcula-se que uma família rica chegava a ter cerca de 20 escravos para serviços domésticos; a família que não tivesse escravo demonstrava levar uma vida miserável.
          Em algumas cidades-estado gregas havia a escravidão por dívidas. Ou seja, uma pessoa devia um valor para outra e, como não podia pagar, transformava-se em escrava do credor por um determinado tempo. Em Atenas, este tipo de escravidão foi extinto somente no século VI a.C, após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon. 

♦ As vezes para o cidadão não era tão ruim ser tonar escravo, pois seu dono era obrigado a prover suas necessidades e de sua família até que a divida fosse restituída.

DEMOCRACIA EM ATENAS      

          Um dos principais responsáveis pela democracia em Atenas foi Clítenes, que governou Atenas entre os anos 510 a 507 a.C.. ele fez reformas e introdiziu o regime democrático, cujo princípio básico dizia que “todos os cidadãos têm o mesmo direiro perante as leis”. Trata-se do princípio da isonomia.

♦ Princípio da isonomia – todos são iguais. O Brasil adota em sua carta magna (CF/1988) esse principio.

          É preciso entender que na democracia ateniense eram considerados cidadãos apenas uma pequena parcela da população masculina adulta. Os estrangeiros residentes em Atenas (metecos), os escravos, as mulheres e os jovens menores de 21 anos não tinham direitos políticos, sendo, assim, excluídos da vida democrática.
          A democracia ateniense era, portanto elitista (porque só a minoria tinha direitos), era patriarcal (porque excluía as mulheres), e escravista (porque eram os escravos que sustentavam a riqueza dos senhores).
          O Conselho dos Quinhentos ou Bulé era formada por 500 cidadãos, que preparavam as leis e o assuntos a serem discutidos, e elegiam os Tribunais dos Heliastas. A Bulé era composta por 500 cidadãos que eram escolhidos por sorteio. Os projetos eram encaminhados a Assembleia do Povo, que era chamada de Ekklésia, que era formada pelos cidadãos (35.000 a 40.000), era a Assembleia do Povo que votava as leis e a participação em conflitos de guerra. Quem comandava a Assembleia do Povo eram os Estrategos, espécie de chefes do governo em tempo de paz. Em tempo de guerra eles eram encarregados do comando dos exércitos e das ações militares, na época de guerra eles eram chamados de generais.

Tribunais dos Heliastas – era formado por 6.000 juízes que julgavam assuntos civis e penais.

Etrategos – eram formado por 10 estrategos (generais) encarregavam de aplicar as leis e do exército.


EDUCAÇÃO EM ATENAS 

♦ Paideia - refere-se ao sistema de educação e formação educacional das culturas grega e helenistas

          Em Atenas o ensino não era gratuito e nem obrigatório, as famílias educavam seus filhos, por volta dos sete anos, os meninos das famílias mais ricas tinham aulas de gramatica e aprendiam a ler e escrever e de musica, aprendiam a tocar instrumentos como Lira e Flauta, aprendiam a recitar poemas as aulas sempre eram ministradas por mestre ou um escravo que conhecia tal ciência.
          Aos quinze anos os rapazes iam para o ginásio, e lá realizavam atividades físicas e tinham aulas e leitura, escrita, cálculo, poesia e música, além de estudar politica e filosofia, e se preparavam para atuar na vida pública, o objetivo era fomar um cidadão completo.
          As meninas não aprendiam a ler e nem escrever, elas permaneciam em casa, e suas mães a ensinavam as prendas domésticas. As meninas se casavam muito cedo, antes mesmo dos 16 anos, o objetivo delas era ter filhos para aprender a ser mãe, e de preferencia gerar filhos homens. Pois os homens são necessários para a politica e para a guerra.

♦ As crianças que nasciam com defeito eram descartada pela sociedade, a sociedade daquela época não tinha tempo e nem estrutura para cuidar de crianças com problemas (mentais ou físicos). Isto servia para todo mundo grego.


ACROPOLE – Cidade alta, é onde tudo acontece.
ASTU – Cidade baixa

♦ Toda acrópole é construída de cima para baixo.


ÁGORA
A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
As assembléias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era uma espaço público de debates para os cidadãos gregos.
A Ágora possuía finalidades religiosas (eventos, cerimoônias), e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadoria, etc.).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh08Q3s2HGhsNxhTJ4EbG8EaAZTP9z59psUphP-KT3lXfuj_dM20qenBe7mNsCYdvk_kyQyhhFpm6qdrbLd5CSbaBZ2VaWMylywXsTdlrb5cHX7IszB9czF9jD5J5wI-9O85ZR2jyJRwytk/s1600/mapaathens.gif



ATENAS – PODUÇÃO CULTURAL

          Atenas entre os séculos V e IV a.C., período clássico da história grega, veveram em Atenas artistas e intelectuais que se destacaram em diversos campos, como teatro, a arquitetura, a escultura a filosofia e a história. Provavelmente, a democracia anteniense e o desenvolvimento econômico alcançado pela cidade contribuíram para reunir esses talentos.

Pegaremos quatro exemplos da cultura grega.

ESCRITA
          Os gregos aperfeiçoaram o alfabeto fenício, inserindo as vogais, e o transmitiram a diversos povos. Por isso, encontramos palavras gregas em diversas línguas. Além disso difundiram seus gêneros literários (lírica, epopeia e drama), dos quais derivam o romance, a novela, o ensaio, a biografia etc.

FILOSOFIA
          Na filosofia citam-se, entre os maiores pensadores do período, Sócrates (469-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.), e Aristótles (384-322 a.C.), que marcaram profundamente os pensamento ocidental. Esses pensadores desenvolveram a filosofia, palavra que, em grego, significa “amor à sabedoria”. Assim a própria etimologia mostra que a filosofia não é um saber pronto e acabado, mas uma busca “amorosa da verdade, do conhecimento”.
          Da filosofia desmembram-se as demais ciências, que aplicaram a investigação sistemático (o que é planejado, ordenado, organizado), e racional aos fenômenos da natureza e da sociedade. Surgiram assim, ramos específicos do conhecimento, como a física, química, a matemática a biologia a astronomia. Entre os grandes nomes da cultura grega destacaram-se também os matemáticos Tales de Mileto e Pitágoras.

HISTÓRIA
          Na escrita da história, destacaram-se Heródoto (484-425 a.C.), conhecido como o pai da história, e Tucídides (460-396 a.C.).

MEDICINA
          Na medicina destacou-se Hipócrates (460-377 a.C.), que ficou conhecido como o pai da medicina. Entre os textos escritos por Hipócrates, um dos mais famosos é o seu juramento, pela mensagem ética transmitida aos profissionais de medicina. Ainda hoje, em algumas faculdades, os médicos recém formados pronunciam as palavras do juramento de Hipócrates ao receber o diploma de formatura.


ESPARTA

ESPARTA UM GOVERNO OLIGÁRQUICO

          Esparta localiza-se na península de Peloponeso, numa região de solo apropriado para o cultivo da vinha e da oliveira. Nunca teve uma área urbana importante. Era uma cidade de caráter militarista e oligárquico.
          O governo de Esparta tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades, afim de engajá-los no exercito e manter o modelo de Estado espartano.


SOCIEDADE ESPARTANA

          A sociedade espartana dividia-se em três categorias principais: esparciatas, periecos, hilotas.
         
ESPARCIATAS

          Os esparciatas eram cidadãos espartanos, homens livres que permaneciam a disposição do exercito ou dos negócios públicos, podendo participar do governo da cidade. Eram proprietários da terra e não podiam exercer o comercio. Deviam dedicar sua vida ao Estado espartano.

PERIECOS

          Os periecos também eram homens livres que se dedicavam principalmente ao comercio e ao artesanato. Decidiam dos povos conquistados pelos espartanos e não tinham direitos políticos e nem participavam da órgãos do governo. Pagavam impostos ao Estado.

HILOTAS

          Os hilotas viviam presos a terra dos espartanos: deviam cultiva-la a vida inteira e não poderiam ser expulso de seus lugares. Com seu trabalho, sustentavam o cidadão (espartanos). Desprezados socialmente, promoviam frequentes revoltas entre os grupos dominantes. Para controlar as revoltas e manter os hilotas sobre crime de terror, os esparciatas organizavam expedições anuais de extermínio (criptias), que consistiam na perseguição e morte dos hilotas considerados perigosos.


O GOVERNO EM ESPARTA

          Esparta era governada por dos reis, um pertencente, tradicionalmente, a família dos Agidas e o outro a família dos Euripôntides. Entre suas funções, destacavam-se os serviços de caráter militar e religioso. Em tempo de guerra, um dos reis exercia o comando dos exércitos.
          A administração politica era exercida também, por três órgãos. A Gerúsia era o conselho vitalício de anciões, constituído pelos dois reis e mais 28 esparciatas maiores de 60 anos. Tinham funções administrativa (supervisão), legislativa (Elaboração de projetos de lei), e judiciaria (tribunal superior). A Ápela é a assembleia, formada por cidadãos espartanos maiores de trinta anos. Elegiam os membros da Gerúsia e aprovava ou rejeitava as leis encaminhadas por eles. O Conselho dos Éfóros era um grupo formado por cinco membros eleitos anualmente pela Ápela. Os Éforos, com mandato de um ano, eram os verdadeiros chefes do governo espartano: cordenavam as reuniões da Gerúsia e da Ápela e controlavam a vida econômica e social da cidade, podendo vetar os projetos de lei e fiscalizar as atividades dos reis.






ESPARTA: EDUCAÇÃO PARA A GUERRA

          A educação espartana se orientava a formar futuros guerreiros e cidadãos leais a pólis. Por essa razão, só se aprendia o mínimo necessário das letras, do canto e da dança.
          Aos sete anos, os rapazes das famílias ricas saiam de casa e iam viver em quarteis onde permaneciam até por volta dos seus trinta anos. Lá, o treinamento consistia em exercício de preparação física, ginastica e atletismo. A disciplina era tão rígida que incluía castigo físico por parte do professores.
          Ao sair dos quarteis, o cidadão deveria se casar e ter filhos, mas não poderia ter uma rotina familiar. Por exemplo, os homens deveriam de comer juntos, e não no convívio de sua família. o cidadão espartano podia ser chamado para ir a guerra até o sessenta anos,
           As mulheres de Esparta praticavam exercício e participavam dos jogos. Desde a infância elas passavam por treinamento físico e psicológico e se preparavam para a vida de ser mãe e esposa de guerreiros.
          As espartanas também frequentavam reuniões publicas, praticava esportes e ajudavam os maridos a administrar a economia familiar; portanto, tinham mais liberdade que as mulheres de qualquer outra cidade da Grécia.
          Eram nos quarteis que os meninos aprendiam e desenvolviam a Filia, e só depois de passarem um longo período entre eles é que os jovens meninos de Esparta, que agora são adultos estarão ponto para o Eros.

♦ Filia – é o sexo entre os homens.

♦ Eros – é o sexo com a mulher.

A filia é mito importante para Esparta, pois é na filia que os jovens de Esparta irão aprender o valor de companheirismo, e amizade.

Em Esparta, por exemplo, cidade voltada para as guerras, o número de escravos era tão grande que a lei permitia aos soldados em formação matarem os escravos nas ruas. Além de ser uma forma de treinar o futuro soldado, controlava o excesso de escravos na cidade (fator de risco de revoltas). 


A ORIGEM DOS DEUSES GREGOS

          Para os helenos (grego), o universo sempre existiu e dele se originaram os titãs (gigantes), filhos de Urano (o Céu), e de Gaia (a Terra), e os Deuses.
          Segundo os mitos gregos, os deuses surgiram após a morte do titã Cronos, filho de Urano e pai das divindades do Olímpio. Conta a tradição que Cronos seria destruído por um de seus filhos. Por isso, tão logo que nasciam seus filhos, Cronos os devorava.
          Um dia a esposa de Cronos decidiu salvar um de seus filhos, escondendo-o do marido. Esse filho, chamado Zeus, acabou cumprindo a profecia de destino: matou o pai e retirou do seu estomago seus irmãos que haviam seido devorados , Zeus então falou que Poseidon governaria os oceanos (mares), e Hades o submundo. E assim foi.





RELIGIÃO

          Os gregos são um povo politeísta, acreditam na existência de vários deuses, e por isso fazem oferendas a eles. Pois cada divindade tem seus atributos. Para este povo os deuses tinham o poder de agir na vida material dos humanos.
Os deuses gregos eram imortais, porém podiam apresentavam várias características comportamentais e físicas dos seres humanos. Faziam coisas boas e ruins, certas e erradas, ajudavam ou atrapalhavam a vida das pessoas. De acordo com a crença grega, estes deuses habitavam o monte Olimpo e possuíam poderes particulares.

MITOLOGIA
A vida destes deuses eram contadas, principalmente de forma oral e de geração para geração, através de mitos. Logo, a religião grega era baseada numa rica mitologia com presença de deuses, heróis (semideuses filhos de deuses com mortais) e outras figuras mitológicas. Além de contar os grandes feitos dos deuses e heróis, este mitos explicavam a origem do mundo e dos seres humanos , além de outras questões que inquietavam as pessoas como, por exemplo, a morte.

MITOLOGIA
MITOLOGIA – Minotauro

          Minos queria ser rei, mas para isso precisava derrubar seu irmão, pediu a ajuda ao deus do mar Poseidon para se tonar rei, Poseidon ajudou, mas deu de presente um de seus lindos touros brancos coo a neve, e pediu que Minos sacrificasse o touro em sua homenagem, mas Minos achou aquele touro muito lindo, de uma imensa beleza, e sacrificou outro touro, Poseidon ficou sabendo que Minos não tinha sacrificado seu touro, Poseidon falou falou a Afrodite (deusa do amor), Afrodite fez com que Pasífae esposa de Minos se apaixonasse pelo touro. Pasífae pediu então ao artesão Dédalo que lhe construísse uma vaca de madeira na qual ela pudesse se esconder no interior da vaca para copular com o touro. Desse cruzamento nasceu um animal, metade homem, metade touro, Pasífae cuidou dele durante sua infância, mas de acordo que cresceu foi ficando feroz. Como um animal sentia vontade de comer carne humana. Minos então foi se aconselhar com seu oráculo, que aconselhou a construir um labirinto, Dédalo o mesmo que construiu a vaca de madeira construiu um imenso labirinto debaixo do palácio, onde colocou o Minotauro.
            Creta e Grécia estavam em guerra Androgeu seu filho tinha sido morto pelos atenienses, (algumas versões dizem que foi morto pelo Touro de Zeus outra versão diz que Minos obrigou Atenas a pagar pela praga cruel que tinha feito).
(Não importa) Creta tinha vencido a guerra e para se vingar da morte de seu filho, Minos obrigou que todos os anos fosse enviados sete jovens e sete donzelas atenienses para o sacrifício, esses jovens eram jogados dentro do labirinto e o minotauro os caçava para poder se alimentar. Esses jovens eram escolhidos através de sorteio.

            Teseu quando tinha idade se ofereceu ao sacrifício, Teseu era o jovem príncipe, filho do rei egeu, mesmo contra a ordem do pai Teseu partiu levando uma espada escondida que seu pai lhe dera. Seu pai vez um único pedido, que se voltasse vivo o navio que o trouxesse de volta para casa erguesse velas brancas, Normalmente os navios voltavam de Creta com as velas negras, em sinal de luto pela morte dos jovens. Ariadne, filha de Minos se apaixonou por Teseu e deu um novelo de lã para marcar o caminho de volta do labirinto. Teseu mata o minotauro com a espada de egeu e lidera os outros atenienses para fora do labirinto. Ariane quer ir embora para Atenas junto com Teseu, mas Teseu durante a viagem de volta dá um sonífero a Ariane e no meio do caminho a deixa em uma ilha, e pede para um barqueiro leva-la para Creta, Teseu quer evitar outra guerra. ao chegar próximo de Atenas, Teseu esquece de dar ordens para alçar as velas brancas, seu pai que está no alto da montanha ao ver o braço se aproximar ver que o barco não está com as velas brancas, e por imaginar que seu filho está morto ele se joga ao mar, e desde então aquele mar se chama mar Egeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário