Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Abertura Politica e "Diretas Já"

ABERTURA POLÍTICA E DIRETAS JÁ

            João Figueredo, é o ultimo presidente da ditadura militar tem um país que está a beira de um colapso, a inflação galopante, vários núcleos de greves pelo país, sendo o mais importante ocorre no ABCD paulista, o sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, presidido por Luiz In ácio da Silva, o Lula.
            Em 1º  de maio  de 1979, dia do trabalhador, depois de uma missa no Paço Municipal de São Bernardo, cerca de 150 mil pessoas foram ao Estádio da Vila Euclides para um ato pela democracia do país. Além de operários dos operários das fabricas da Ford, Wolkswagen, Mercedes e outras estavam artistas, lideres políticos de várias tendências, lideres comunitários, entre eles esteve presente o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA).
            O Brasil não era mais o mesmo antes da ditadura militar, e não sofria a repressão militar dos anos anteriores conhecida como os anos de chumbo, anos mais violentos do regime militar no Brasil. O Brasil estava com outra cara, o Brasil estava mudando, o país estava mais flexível que outrora.
            Em 28 de agosto de 1979 o governo aprovou a Lei da anistia (Lei nº 6.683 de 28 de agosto de 1979), com essa lei anistiava todos os cidadãos punidos pelos Atos Institucionais, exceto os penalizados pelo AI-1. essa lei permitia e perdoava a volta de todos os exilados políticos que se encontrava no exterior, mas também perdoava todos aqueles que se encontrava envolvidos com os aparatos de repressão e os acusados de praticas de torturas e assassinato político.
            Em novembro do mesmo ano o governo aprovava o fim do bipartidarismo, naquele momento só existia o MDB e a ARENA (Arena estava vinculada ao governo militar), com o fim do bipartidarismo inicia uma explosão de partidos políticos no Brasil. Os membros da arena formam o PDS (Partido Democrático Social), sobre a liderança de José Sarney, o extinto MDB da origem ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), liderado pelo deputado Paulista Ulisses Guimarães surge o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), liderado pela Ivete Vargas sobrinha de Getulio Vargas, o PDT (Partido Democrático Trabalhista), fundão por Leonel Brisola. Em 198 em Osasco depois de uma reunião será surgido o PT (partido dos Trabalhadores), que reunia sindicalistas, intelectuais militantes dos movimentos sociais.
            O governo em 1980 o governo restabelece eleições diretas para governador de estado, dando assim uma abertura lenta e gradual, mas é em 1982 com grande descontentamento e a crescente impopularidade do regime militar a oposição ganha para governador nos principais estados do pais, São Paulo é eleito Franco Montoro do PMDB, Minas Gerais é eleito por Tancredo Neves também do PMDB no Rio de Janeiro ganha Leonel Brizola do PDT e no Paraná José Richa do PMDB. A sociedade agora quer ter o poder de escolher o presidente.
O Brasil ainda continua com inflação alta, a divida com o FMI ainda existe, e muitas campanhas ocorrem para descobrir o paradeiro de centenas de pessoas políticas durante o período mais duro do regime militar. (ainda hoje muitos parentes de vitimas do regime ainda luta para saber onde estão seus filhos e parentes).

DIRETAS JÁ

            Com a crise mundial o Brasil e com a economia brasileira indo de mal a prior, o país não atraia investimentos de fora e, ainda havia resistência dos bancos internacionais de conceder novos empréstimos. A divida externa do Brasil cada dia aumentava ainda mais, havia ainda a diminuição dos investimentos públicos em obras de infraestrutura e a redução de créditos para o setor privado e o fantasma da recessão rondava o país.
            Com essa crise as camadas mais pobres da população sofria: aumentava o desemprego, aumento do custo de vida e redução dos investimentos públicos nos setores essenciais como a educação e  saúde.
            A crise parecia que tinha vindo para ficar, nesse momento o país vê eclodir vários movimentos grevistas no país, como a greve dos professores, dos bancários, e dos metalúrgicos.
            Em São Paulo no dia 27 de novembro de 1983 é realizado um comício que dá inicio a campanha das eleições diretas para eleger o presidente da república.
            A partir dessa data o Brasil inteiro se reúne em torno das campanhas DIRETAS JÁ, em todo o Brasil a população enchia os comícios, as bandeiras de vários partidos a favor das diretas já eram vista e a bandeira nacional se tornara símbolo dessa campanha, vários artistas se engancharam nessa campanha, os comícios eram verdadeiros shows ao ar livre, milhares de pessoas no Brasil gritavam em coro “Diretas já”, a cor amarela se tornova o símbolo da campanha.
Em 25 de abril de 1984, sob grande expectativa dos brasileiros, a emenda das eleições diretas foi votada, obtendo 298 votos a favor, 65 contra e 3 abstenções. Devido a uma manobra de políticos aliados ao regime, não compareceram 112 deputados ao plenário da Câmara dos Deputados no dia da votação
Uma emenda do deputado federal Mato-grossense Dante de oliveira é boicotada por deputados liderados por Paulo Maluf e não consegue os dois terços exigidos para a sua aprovação, resultando assim em frustração para o povo brasileiro. Se essa emenda fosse aprovada o povo brasileiro votaria para presidente em 1985, mas a eleição para presidente seria indireta, o Brasil só voltaria a ter eleições diretas para presidente da república em 1989.
Em 1985 o congresso brasileiro votaria para a escolha de um novo presidente da República, havia então dois candidatos nessa disputa, o deputado paulista Paulo Maluf era o representante do governo militar e de alguns setores que não queria a mudança, pois lucravam muito com  a crise (principalmente os bancos), do outro lado fora montada uma aliança, chamada de ALIANÇA LIBERAL tendo como candidato o governador de Minas Gerais Tancredo Neves, Tancredo Neves venceu com folga a eleição (com 48 votos a favor e 180 contra), essa era a primeira vitória do povo brasileiro depois de anos sobre o regime militar que tinha assumido o poder através do golpe de 1964,
Tancredo Neves foi internado na véspera da posse, e, devido a complicações posteriores morreu no dia 21 de abril de 1985, assumindo a presidência da República seu vice José Sarney em 15 de janeiro de 1985.

“No dia em que ouve a derrota da emenda das diretas no congresso nacional onde frustrou a população brasileira ocorreu um blac out nas principais cidades do país, coincidências ou não, as luzes se apagaram no Rio, São Paulo, Belo Horizonte , Brasiléia...”

Bibliografia:
Braick, Patrícia ramos, Historia; das carvenas ao terceiro milênio/ Patrícia Ramos Braick, Miriam Becho mota, - 2 ed. – São Paulo: moderna, 2006
Boulos Junior, Alfredo – historia: sociedade & cidadania – edição reformulada (9º ano/ Alfredo boulos Junior. – 2.ed. – são Paulo: FTD, 2012.
http://www.infoescola.com/historia/diretas-ja/ dia 25/9/2013 18:35 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário