Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Segunda Guerra Mundial

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais violento da história da humanidade, nenhuma guerra matou mais pessoas quanto essa, nenhuma guerra mobilizou tantos países como essa mobilizou, durante toda à parte do conflito.
As grandes potências tiveram que converter suas indústrias em fábricas de armamentos e ao mesmo tempo, uma grande parte foi mobilizada para o conflito direto e indiretamente, a guerra matou mais de 50.000.000 de pessoas das quais a maioria era civil.

Os fatores que levaram a segunda guerra mundial foram:

- Insatisfação com o Tratado de Versalhes.
- Crise de 1929.
- Ascensão do nazismo.
- Política do apaziguamento.
- Falência da Liga das Nações.
- Disputa por mercados.

Insatisfação com o tratado de Versalhes.
            O tratado foi assinado no fim da Primeira  Guerra. E que prejudicou terrivelmente a Alemanha. Ela foi a grande perdedora, a grande derrotada,
            O tratado foi um dos motivos que levaram o crescimento do nazismo na Alemanha.
            O Tratado de Versalhes foi assinado pelos vitoriosos no dia 28 de junho de 1919, e o único país que não pode fazer parte do processo foi à Alemanha.

A crise de 1929.
            Ela começa em 1929 e se espalha pelo resto do mundo, é uma crise capitalista.

É caracterizada em 3 partes.
- Falência – muitas empresas irão entra em falência, fechando suas portas.
- Desemprego – com a falência o desemprego aumenta enormemente nos EUA.
- Pobreza – muitas pessoas perderão seus bens e passam a viver na miséria.

            Milhares de fábricas  irão quebrar e a consequência disso é o desemprego. Só nos Estados Unidos mais de 15.000.000 de trabalhadores ficaram desempregados,e  milhares de pessoas iram viver na linha da pobreza.
            A crise de 29 afetou o mundo capitalista de toda a Europa. A Europa foi duramente afetada principalmente Alemanha, Inglaterra, Itália e França.
            Essa crise desorganizou o comercio internacional, esta crise gerou um clima de insegurança, de medo, e foi uma das causas da ascensão do nazismo na Alemanha. O partido de Hitler cresceu bastante com essa crise.
Para o povo alemão que já tinha sido atingido violentamente pelo Tratado de Versalhes, esse golpe foi terrível. Pois sua economia, já aos pedaços. No entanto, o que  era má noticia para o povo alemão nas ruas, era foi vantajoso para Adolfo Hitler, e ele foi rápido para subir ao poder. Esse programa foi chamado o caminho para a guerra.

A ascensão do Nazismo na Alemanha.
O fascismo na Itália com Mussolini, e o Nazismo na Alemanha com Hitler, tinha como características fundamentais do nazifacismo, o militarismo.
O nazifacismo enaltece e glorifica a guerra, o nazifacismo é o símbolo da guerra.
A ascensão desses regimes era fundamental para a eclosão da segunda guerra mundial.
            Durante toda a década de 30 (1930), a Itália e Alemanha vão adotar uma política externa de guerra agressiva, militarista, de conquista de território isso vai levar a guerra.


Hitler em nenhum momento ficou satisfeito com os desfecho da primeira guerra mundial, Hitler como muitos outros alemães ficaram enojados quando os lideres do governo alemão se rendeu na primeira guerra, logo depois Hitler irá se juntar a eles no partido nazista.
           
Política de Apaziguamento.
            Foi a passividade, a tolerância da França e da Inglaterra que não reagiram, ficaram em silêncio diante do expressionismo alemão e da agressividade italiana.
            A Itália conquistou a Etiópia e a Alemanha conquistou a Áustria e ninguém falou nada, apenas observaram.
            Foi um comportamento medroso da França e da Inglaterra, e isso também contribuiu para o avanço da Segunda Guerra Mundial.

Falência da Liga das Nações.
            A Liga das Nações falhou quando assistiu a Itália e a Alemanha ocupando os países e não fez nada. Isso foi um grande erro, e o mundo pagou com muito derramamento de sangue.

Disputa por mercados.
            A segunda guerra mundial é a continuação da Primeira guerra mundial, e podemos dizer que a busca por mercados, foi a raiz de tudo. Foi a causa mais importante, pois as grandes potências mundiais disputavam entre si o controle de colônias. A busca do espaço vital, significava o controle por matérias primas e, por mercados.

            Temos aqui dois lados, os Aliados e o Eixo.
Aliados – Inglaterra, EUA, Rússia e França.
Eixo – Alemanha, Itália e Japão.

SGM = Segunda Guerra Mundial

            A França, Inglaterra e EUA eram países que estavam satisfeito com a situação mundial. A França e a Inglaterra tinham muitas colônias na Ásia e na África, e os EUA tinham a América latina.
            A Itália, Japão e Alemanha eram grandes potências industriais, mas não estavam satisfeitas com a situação internacional, pois eles tinham pouquíssimas colônias. Esses três paises formariam o EIXO, E queriam uma nova divisão do mercado mundial. Eles queriam as colônias, ou seja,  queriam o tão chamado espaço vital.

ó  ó  ó  ó  ó

CRISES
Durante a década de 30 (mostra), ao mundo que, o mundo está caminhando para a SGM. Aconteceriam crises no mundo, e uma delas é a Guerra Civil Espanhola (GCE).

Guerra Civil Espanhola (1936-1939), esta guerra é considerada como um ensaio,um verdadeiro laboratório para a Segunda Guerra Mundial.

A Guerra Civil Espanhola se transforma em um conflito internacional a Itália e Alemanha trabalham apoiando Diretamente os nacionalistas do General Francisco Franco. A Alemanha participa muito bem testando novas armas, equipamentos, estratégias militares e testando seus pilotos.

Importante dizer que a Alemanha não poderia construir uma força aérea militar de acordo com o tratado de Versalhes.
>> É por isso que podemos dizer que a Guerra Civil Espanhola foi um ensaio para a Segunda Guerra Mundial.

Outra Crise

Japão Invade a Manchúria
            É o expansionismo Japonês na Ásia, O grande problema do Japão era uma grande potência industrial, mas o território japonês era muito pobre em matéria prima. As  industrias japonesas precisavam desesperadamente de ferro, manganês, carvão, petróleo e borracha.
            O Japão só possuía duas alternativas: comprar esse material ou fazer uma guerra para conquistar os territórios que possuísse esses bens que ele tanto  necessitava.

            O Império Japonês escolheu a segunda alternativa, ir a guerra para conquistar esses territórios.

            A política externa do Japão era uma política de conquista. Conquistar o maior número de colônias no pacifico, um imenso império colonial no pacifico, para que o Japão pudesse díspor dessas matérias primas que era vital para o seu crescimento industrial.

Outra Crise

Anexação da Alemanha à Áustria.
            Em 1938 a Alemanha anexa a Áustria. Isso era proibido de acordo com o Tratado de Versalhes.

            Podemos ver que nos anos que antecedem a SGM, o mundo passa por algumas crises, podemos citar então, que em um pequeno período de tempo o mundo passou por 3 grandes crises, que foram: Guerra Civil Espanhola, o Japão tomando posse da Manchúria e a Anexação da Alemanha sobre a Áustria.

Acordo
            Um outro elemento importante foi o acordo assinado entre a Alemanha e a Rússia.
            Hitler e Stalin assina o Pacto de não agressão(Pacto Ribbentrop-Molotov). Esse acordo foi assinado na véspera da SGM. A Alemanha se comprometeria em não atacar a Rússia e a Rússia de não atacar a Alemanha. Esse pacto estava previsto para durar 10 anos.
            Esse acordo foi feito porque era importante para os dois lados:
- A Alemanha não lutaria em duas frentes.
- A Rússia ganharia tempo par se preparar para a guerra.

A GUERRA
            No dia 1 de setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia – logo após a invasão a França e a Inglaterra declaram Guerra à Alemanha.

            A Alemanha inicia o ataque às 4:45h da manha do dia 1 de setembro de 1939, quando os canhões do cruzador alemão SMS Schleswig-Holstein abrem fogo sobre as posições da cidade de Danzing (atualmente Gdansk). É o inicio da mais mortal de todas as guerras já feita pelo homem.

- A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em 2 partes:

A primeira parte do inicio da guerra em 1939 até o final de 1941, nesse período só temos a vitória do Eixo. O Eixo parece ser imbatível, era uma maquina avassaladora.
A segunda parte começa em 1942 quando o Eixo começa a perder suas forças, e os Aliados começam a conquistar territórios que antes fora conquistado pelos Alemães.
            Os exércitos alemães parecem ser imbatíveis e já tinha dominado vários países da Europa. Na mão do Terceiro Reich, os alemães utilizavam a Blitzkrieg (Guerra Relâmpago)
            A Polônia, Tchecoslováquia, Holanda, Grécia, Finlândia, Dinamarca, Bélgica e França, todos esses paises tinham sido dominados pela Alemanha Nazista.
            Somente a Inglaterra permaneceu livre, a Inglaterra estava isolada, conseguia resistir aos ataques dos alemães.

1941
            Somente no final de 1941 que a guerra vai ganhar uma amplitude mundial, a guerra vai ganhar dois acontecimentos:

Ö Em 22 de junho de 1941,a  Alemanha e os seus exércitos aliados do Eixo invadiram a União Soviética, na chamada Operação Barbarossa ((em alemão: Unternehmen Barbarossa). Foi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética)), avançando lentamente para dentro do território soviético.

Ö Em 7 de dezembro de 1941 o Japão faz um ataque à ilha de Pearl Harbor, onde estava sitiada a frota americana no pacifico. 

O Japão até esse momento só estava lutando contra a China.

            Agora teremos 3 guerras, uma na Europa, uma no deserto da África e agora uma no Pacífico. 

ó  ó  ó  ó  ó

1944
O DIA D
            No dia 6 de junho de 1944 é o dia D, onde os exércitos aliados atravessam o canal da mancha e invadem a Normandia, na França. Essa operação é chamada de Operação Overlord que é considerada pelos historiadores como a operação mais importante, pois é nessa operação que começa a libertação da França do domínio nazista e da Europa. Ela  também abrirá uma nova linha de batalha para os Aliados contra o Eixo.
            A situação da Alemanha começará a ficar difícil, ela começa a ser atacada em várias frentes nesse momento.

Frente Ocidental
Na frente Ocidental a Alemanha começa a ser atacada por vários inimigos: EUA, França, Inglaterra, Canadá e outros países que auxiliam os Aliados.

Frente Oriental
Na frente Oriental era atacado pelo exército vermelho, os soviéticos (Rússia).

ó  ó  ó  ó  ó

A BATALHA DECISIVA
            A batalha decisiva da guerra é unânime entre os historiadores, é a batalha de STALINGRADO. Stalingrado é importante porque a Alemanha sofreu sua primeira derrota, e não é apenas uma derrota, mas sim a sua primeira grande derrota. O exército alemão até o momento que era imbatível, invencível e indestrutível. passa agora a ser um exercito que poder vencido.

ó  ó  ó  ó  ó

BOMBARDEIROS
            A partir de 1943 as cidades alemãs passam a ser bombardeadas. Esses bombardeiros vão destruir várias cidades, vão causar muitos estragos, e a população civil vai ser muito afetada por esses bombardeiros. O objetivo básico  é minar a resistência da população e abalar a moral da população civil. Era principalmente destruir fabricas que produzissem qualquer tipo de armamento para Alemanha, ou seja, fabricas militares.
            Os Bombardeiros partiam da Inglaterra e posteriormente da França.
            Os Bombardeiros começam a bombardear durante o dia e a noite as cidades alemãs, mesmo sendo muito perigosos para esses bombardeiros atuarem durante o dia, mas em contrapartida a eficiência do bombardeiro aumentava mais.

ó  ó  ó  ó  ó

BATALHA DO PACÍFICO
            A batalha do Pacífico é a batalha mais importante travada pelos EUA em alto mar. É na famosa batalha de Midway que o Japão começa a perder a guerra. Nessa batalha o Japão tem 4 de seus 6 porta-aviões destruídos e, os EUA perdem, apenas 1 porta-aviões.
            Os porta-aviões é a arma principal na guerra do Pacífico.

ó  ó  ó  ó  ó

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO 
            Um dos aspectos mais sinistros da guerra é o descobrimento dos campos de concentração, ou campo de extermínio, feito não somente para judeus, mais para ciganos, homossexuais.
            De acordo com o avanço dos aliados, começam a encontrar vários campos, e assim começa a libertação dos que tinham sobrevivido  eles.
            Foram encontrados vários campos de concentração, o mais conhecido é o de Auschwitz.

FIM DA GUERRA NA EUROPA
            Em maio de  1945 a Alemanha se rende, A Itália já havia sido derrotada, e o Japão era o único país do Eixo que ainda continuava a lutar.
            No dia  22 de abril o exercito vermelho comandado pelo general Georgy Jukov cerca a cidade de Berlim, a cidade de Berlim começa a ser tomada pelo exército russo. No dia 30 Hitler se suicida junto com sua mulher a atriz Eva Braun.
Em 8 de maio de 1945 a Alemanha se rende incondicionalmente para o exercito Aliado. É o fim da guerra na Europa.

FIM DA GUERRA NO PACÍFICO
            O Japão em 1945 já estava sendo bombardeado pelos bombardeiros B-29, chamados de superfortalezas voadoras. Esses aviões carregavam mais bombas que os B-17 os chamados de fortalezas voadoras. Os B-29 causavam muita destruição em seus bombardeiros, eles saiam de bases no Pacífico e bombardeavam as principais cidades japonesas.

BOMBAS ATÔMICAS
Na manhã de 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro da Força Aérea dos E.U.A. lançou a bomba atômica “Little Boy” na cidade japonesa de Hiroshima. Três dias mais tarde, outra detonação nuclear, “Fat Man”, sobre Nagasaki.
            No dia 2 de setembro o ministro japonês Mamoru Shigemitsu assina a rendição do Japão a bordo do USS MISSOURI. Era o fim da Segunda Guerra mundial.

CONSEQUÊNCIAS

- A divisão do mundo em 2 blocos;
- criação da ONU,
- Descolonização afro-asiática;
- Expansão do socialismo no leste Europeu;
- Divisão da Alemanha;
- Inicio da Guerra Fria.

            Após o fim da Segunda Guerra Mundial tem inicio a dois blocos rivais. O bloco capitalista liderado pelo EUA e o bloco socialista liderado pela Rússia. A Alemanha é dividida em 2 partes, formando dois países.

Alemanha Ocidental    - que será capitalista.
Alemanha Oriental - que será socialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário