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sábado, 21 de setembro de 2013

Iluminismo

ILUMINISMO

O Termo Iluminismo refere-se à razão (LUZ), a capacidade humana de conhecer, compreender e julgar.
Os Iluministas tinham como principio básico confiar na razão como instrumento capaz de promover a critica das questões que envolviam a sociedade  e a natureza.
Desse modo geral, esses pensadores defendiam a liberdade de expressão, a educação do povo, a igualdade jurídica, a divisão de poderes dentro do Estado, e governos representativos. Acreditavam que esses elementos eram essenciais para a edificação de uma sociedade mais justa e para a felicidade do ser humano.
            Os iluministas queriam libertar os homens das “algemas” que o prendia.

O ILUMINISMO e o ABSOLUTISMO

O ILUMINISMO
O Iluminismo no Século XVIII
            O Iluminismo começa a se propagar na década de 30 (1730), na Europa, principalmente na França.

DOUTRINA DO DIREITO DIVINO
            Essa doutrina é o Direito divino dos Reis, é uma doutrina política e religiosa da época, baseava-se na crença de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus, e não devido à vontade de seus súditos, parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Esta doutrina dizia que qualquer tentativa de depor o monarca ou restringir seus poderes seria contrária à vontade de Deus.

            O monarca  recebe esse Direito de Deus, é só a ele (DEUS), que o monarca deve responder.
            Desafiar o poder dos monarcas era desafiar o poder do próprio Deus.
            Desafiar o poder dos monarcas escolhidos por DEUS era uma heresia, como desafiar o próprio poder de DEUS, pois os monarcas eram os representantes divinos de DEUS na terra, e tinham o poder Absoluto.

            Os Iluministas começam então a questionar esse poder.

A reunião de intelectuais em torno de ideais iluministas de modificação da sociedade, fundamentalmente propagando as idéias iluministas para o maior numero de pessoas.

ILUMINISMO Ø Esse termo foi usado para mostrar, quebrar os dogmas, idéias da igreja Católica na época, vem para iluminar as idéias da época.

A França se dá inicio com o Império Carolíngio.
O Rei não era apenas coroado, mas também era sagrado pela igreja. A sagração do Rei confere-lhe o caráter divino.

            Quando o monarca era coroado e sagrado pela Igreja católica era dito: “Seja bendito e constituído rei nesse reino que Deus te deu para reger”.
            No dia seguinte a sagração do rei procede à cerimônia de tocar os escrofulosos, dizendo a cada doente: “O rei te toca, Deus te cura”


I – O Iluminismo no século  XVIII

O Iluminismo começa a se propagar na década de 30 (1730) na Europa, principalmente na França.
- ABSOLUTISMO

            Doutrina do Direito Divino >> O monarca recebe esse direito de Deus, esse direito não era questionado. Os Iluministas começam então a questionar esse direito. É um questionamento que os iluministas fazem.

* Os Iluministas eram contra estes argumentos sustentadores do absolutismo.
* Defendiam a supremacia da razão“ a saída das trevas para o caminho do iluminismo da razão.

Trevas >> Ignorância
Superação da superstição para a razão.

A Formação da França se dá inicialmente com o Império Carolíngio.

O Rei não era apenas coroado, mas também era sagrado pela igreja.

IGREJA CATÓLICA

O Rei não era apenas coroado, mas também era sagrado pela igreja.
Quando o rei era coroado era dito:

“Seja bendito e sejas rei nesse reino que Deus te deu para reinar”

Toque de Escrofulosos
Após a coroação e a sagração do monarca, o Monarca (Rei ou Rainha), passava a ter o poder da cura, através de um simples toque, esse toque foi chamado de toque dos Escrofulosos.

Toque de Escrofulosos >> “Eu te toco e deus te cura” quem dizia isso era o rei quando tocava os escrofulosos.
A morte de Madame de Soubise – amante de Luiz XVI, fala-se que morreu de Escrofulose segundo os opositores do Rei.


PENSADORES

JOHN LOCKE (1632-1704) Filosofo inglês, foi considerado o pai do iluminismo.
            Afirma que a mente humana é como uma folha em branco quando se nasce, sem nenhuma idéia, pois todo conhecimento humano é adquirido por meio de sentidos. (empirismo), e depois desenvolvido pelo esforço da razão. Ele condenou o absolutismo monárquico, defendendo a liberdade dos cidadãos, ou seja, a tolerância religiosa e a liberdade política.

VOLTARIE, FRANÇOIS MARIE AROUT VOLTARIE (1694-1778) é um dos mais conhecidos pensadores, destacou-se criticando a igreja católica, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos. Era uma democrata, defendia a participação da maioria do povo no poder.
            A liberdade para o ser humano e garantias para a propriedade privada eram os grandes pilares da construção social para Voltaire.

CHALES DE SECONDAT MONTESQUIEU (1689-1755) é o autor do livro O espírito das leis, obra em que defende a separação dos poderes do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário. No antigo regime os poderes se concentravam tudo na pessoa do rei, dessa forma seriam evitados abusos da parte dos governantes e protegia a liberdade do individuo, ou seja, o individuo não tinha liberdade. Ele aceitava a monarquia, mas desde que o povo também estivesse no poder, seria uma monarquia moderada.

DIBEROT E D`ALEMBERT; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Lê Rond D`Alembert (1717-1783), foram os principais organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes. Elaborada com o objetivo de resumir os principais conhecimentos da época nos campos artístico, científico e filosófico. A Enciclopédia contou com a colaboração de inúmeros autores, entre os quais destacaram-se Buffon, Montesquieu, Turogot, Condorcet, Hoebach e Rousseau.
            Essa obra exerceu grande influência sobre o pensamento político burguês. Em linhas gerais, defendia o racionalismo (em oposição à fé religiosa), a independência do Estado em relação à igreja e a confiança no progresso humano por meio das realizações cientificas.

OS ILUMINISTAS
            Os Iluministas eram contra estes argumentos sustentadores do absolutismo, defendiam a supremacia da razão. “A saída das trevas para o caminho do Iluminismo da razão”

Trevas = Escuridão 

SUPERAÇÃO DA SUPERSTIÇÃO PARA A RAZÃO
            A reunião de intelectuais em torno de ideais iluministas de modificação da sociedade fundamentalmente para o maior número de pessoas.

GRAU DE MILITÂNCIA
            Os iluministas começam a escrever obras, vários tipos de textos e obras:
Texto Acadêmicos voltados para especialistas devido ao grau de complexidade dos textos.
Textos de Divulgação  enciclopédia, texto voltado para um público que não é especialista.
Outros textos sobre: teatro, musica, romance, contos, pornográficos, pintura etc.

CRISE DO ABSOLUTISMO FRANCÊS
            Os Iluministas começam a colocar em duvida o poder do Rei, sempre havia um grupo (mesmo que pequeno) cético, que questionava o absoluto poder e a divindade do monarca.
            O absolutismo estava sustentado na fé divina, no poder de Deus, este era o alicerce que segurava a sua estrutura, a crise vem desde o inicio do século XVI, com as reformas.
A REFORMA abriu as portas para o questionamento dentro do âmbito religioso da igreja, conseqüentemente também para o Iluminismo.
FÉ X RAZÃO Ø Necessidade de se comprovar fisicamente a fé, ficava claro que a razão estava se sobrepujando a fé.
            Para os Iluministas a fé era centrada em superstições, defendiam a primazia da razão, da racionalidade, segundo Kant “Todos os homens eram dotados à faculdade da razão”, a razão do trabalho gera o esforço do pensar, por isso, o homem abdicava desta habilidade e passava a responder em todo seu contexto social para outras entidades tutoras, a Igreja e Deus, é muito mais cômodo seguir “ordens” em tal situação ao invés de usar a razão, para criar á partir da mesma, os dogmas sociais (ainda segundo Kant).
            Condição de menosidade para Kant é a condição escolhida pelo homem que se esconde atrás de uma entidade tutora, num ato de fé, abdicando assim da razão.


Para saber mais: Emanuel Kant: (NA)
No século XVIII a medicina e feitiçaria estavam misturadas, atreladas, por isto os iluministas criticavam os médicos.


            O Iluminismo poderia libertar o homem desta “escravidão” voluntária, tutelada pela fé passagem da minoridade para a maioridade.
Ø Aderência ao iluminismo, não deveria haver limites para o uso da razão.

            “Ousar Saber” esse termo torno o lema do Iluminismo, ainda segunda Kant.
            O mundo tutelado pelos dogmas da igreja estava imerso nas trevas, deveria ser iluminado pela Luz da “razão”.
            Era necessário conquistar a opinião publica”, seu maior inimigo era a igreja Católica, que tinha o poder brilhante da manipulação, os iluministas, portanto não deveriam se propagar apenas na elite, mas também principalmente a propagação para as massas, começaram a produzir obras acadêmicas voltadas para especialistas, obras de divulgação enciclopédias, e obras voltadas para o não-especialistas, para as massas, teatro, contos, textos humorísticos, textos pornográficos etc.
            As discussões dos ideais iluministas pelos setores da sociedade que desejavam mudanças tornaram-se públicas, chegando aos salões, aos cafés e as lojas maçônicas. Além disso, várias associações foram formadas para divulgar os textos iluministas.

O rei Luís XIV representa bem o absolutismo quando disse: “O ESTADO SOU EU”











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