AMÉRICA COLONIAL 1
AMÉRICA
- 1492 acontece à descoberta de um novo continente, por
Cristóvão Colombo.
- Os espanhóis começam a encontrar ouro, é ai que aparece o
mito do El Dorado. Todos os paises na Europa irão buscar um pedaço desse El
dorado.
- 1607 é criada a CIA da Virginia, é enviada 197 colonos,
alguns meses depois eles começam a enfrentar problemas de fome, seu
abastecimento de comida começa a acabar, e também começam a contrair doenças e
taques indígenas. Em menos de um ano 1608 só restam 58 deles vivos.
- 1609 a CIA da Virginia envia +/- 500 colonos, em 1610
somente havia 60 sobrevivente.
- 1609 Tem uma história que havia 3 prisioneiros e foram
oferecidos a eles a seguinte proposta, vão para a América e ficam por lá 10
anos e voltam livres ou morram na forca, 2 deles escolheram a morte, pois
sabiam que a vida na América era difícil, hostil.
A Colônia da Virginia é a primeira Colônia a ser
fundada e recebe esse nome em homenagem a Rainha Vitória (pois ela era
considerada por seus súditos a rainha virgem, por não ter tido filhos).
- De 1607 á 1624 foram enviadas mais de 10.000 colonos para
a Virginia, desses só sobreviveram 1275.
- As pessoas enviadas por lá eram chamadas de Servos por
contrato, deveriam de trabalhar lá por 7 anos sem receber salários.
- Muitos que são enviados para lá são ladrões, bandidos, e
pessoas consideradas a margem da sociedade, como mendigos. A Carolina do Norte
foi criada praticamente com pessoas excluídas das sociedade inglesa, como há
falta de mulheres lá a Carolina do Norte leva então Prostitutas para Carolina
do Norte. Isso não quer dizer que só foram as prostitutas para a Carolina do Norte, mas para as outras
colônias também.
- 1609 aparece os primeiros escravos.
PURITANOS
- 1620 os Puritanos brigavam por uma estrutura de uma igreja
pura feita de baixo para cima, sem ter como o REI o chefe da igreja, já o Rei
não aceitava
isso pois assim perderia o controle da igreja.
Cabia aos
Puritanos atravessar a América para encontrar sua terra prometida, como os Judeus
encontraram a sua Canaã.
Os
puritanos alugaram um navio “MAY FLOURES” Flor de Maio, eram 100 colonos eles
chegaram em 21/12/1620 nos EUA.
Esses
homens tem um projeto de fazer que sua colônia seja superior do que a cultura
na Europa,eles criam a colônia de PLYMOUTH.
Mas para infelicidade deles chegam na época do
frio (O solo estava congelado) não era possível fazer buracos na terra para
fazerem suas casa e muito menos suas plantações.
Nesse
momento é que aparecem os índios, os índios ajudam e dão comida “Milho” para os
protestantes, eles colocam que não foi o índio que ajudou, foi Deus, pois os
índios foi apenas um instrumento de deus.
É por isso
que acontece o dia de ação de graças, e o peru significa a fartura na mesa.
Na Virginia sua renda maior vinha da
monocultura, tabaco, algodão p/ exportação e de mão de obra escrava.
Mapa das Treze Colônias
As Treze Colônias
Os EUA teve
seu inicio nas treze colônias inglesas, essas colônias ocupavam uma faixa na
costa leste, essas colônias tinham liberdade de comercializar seus produtos com
outros paises, possuíam também um desenvolvimento econômico.
Lei do Chá
Essa lei
aumentava os impostos para os comerciantes dessas colônias, e obrigava os
colonos a comprar unicamente os produtos da Companhia das Índias Orientais, no
qual muitos parlamentares tinham investimentos, era também uma empresa da
burguesia Britânica, era proibido comprar chá diretamente da Índia.
Os comerciantes vestiam roupas de
índios e na calada da noite invadiammos navios da CIA DAS INDIAS e roubavam
toda a mercadoria, em uma das noites atacaram vários navios e jogaram a
mercadoria no mar, essa noite ficou conhecida como a “Festa do chá de Boston”.
O governo
Britânico não deixou isso passar, enviou imediatamente um exercito para lá e
obrigaram a população a pagar todos os prejuízos causados pelos Índios.
Consequências
Os colonos
americanos então argumentram que também eram súditos do rei e que por isso
também teriam o direito de eleger representantes no parlamento, com isso
queriam dizer que não aceitavam pagar impostos enquanto não tivesse o direito
de eleger seus representantes, esses representantes deveriam viajar para
londress e ser deputados lá em Londres.
O governo
Britânico foi implacável e não cedeu, então para os colonos só havia uma saída.
Idéias Iluministas
Com idéias iluministas que vinha da Europa e com a
revolução Francesa, e seus ideais de liberdade, os colonos começaram e ser
movimentar e absorver esses ideais também as pessoas mais influentes e ricas
começaram a se reunir, foi feito até um congresso no estado da Filadélfia onde
compareceram latifundiários donos de escravos do sul, fazendeiros do norte, e
grandes comerciantes e advogados de prestigio, decidiram então criar um
exercito para lutar contra a tirania inglesa e lutar pela independência, no
comando estava um fazendeiro escravista e general George Washngton.
Declaração de Independência
Foi feita e
redigida por um fazendeiro chamado Thomas
Jefferson que mais tarde viria a ser presidente dos Estados Unidos.
É um dos
documentos mais importantes da história
da humanidade, foi elaborado nas idéias dos pensadores liberais ingleses e dos
iluministas franceses.
Houve várias lutas e os ingleses
sempre levavam vantagem, mas quando a França entrou para lutar ao lado dos EUA
a Inglaterra foi derrotada, pois a França era um grande rival da Inglaterra, em
1983 a Inglaterra reconheceu a independência dos EUA, os EUA aceitaram que o
Canadá ficasse sobre sendo colônia da Inglaterra.
Guerra Civil
Americana
A Guerra Civil
Norte-Americana também é conhecida pelo nome de Guerra de Secessão. Uma
secessão é uma separação, um rompimento. A origem do nome é a secessão dos
Estados sulistas, que, durante o conflito, se separaram do resto país, rompendo
com o governo federal sediado em Washington.
Um dos motivos da guerra
foi a escravidão: os Estados sulistas
defendiam a continuidade da escravidão, os Estados nortistas (em sua maioria) defendiam a abolição da escravidão.
As tendências abolicionistas dos nortistas eram resultado mais de interesses
econômicos do que de supostos sentimentos humanitários.
Uma prova disso é que o
presidente Abraham
Lincoln (1809-1865) era, antes da guerra, bem mais "moderado" em
suas opiniões a respeito da escravidão: apesar de contrário a essa idéia, para
ele, cabia a cada um dos Estados, e não ao governo federal, decidir se mantinha
ou abolia a escravidão em seus respectivos territórios.
Com o tempo, Lincoln
mudou de opinião e tornou-se um ferrenho defensor da abolição. Apesar disso,
Lincoln, tal como a maioria dos homens brancos de sua época (não apenas dos
Estados Unidos, mas também da Europa) acreditava na superioridade da "raça
branca": considerava os negros culturalmente inferiores aos brancos e
considerava a miscigenação um "mal a ser evitado".
Nada disso impediu que
Lincoln fosse retratado de forma idealizada nos livros didáticos
norte-americanos, algo muito semelhante ao que ocorreu com a figura da Princesa
Isabel em nossos antigos livros didáticos.
permite-nos uma comparação entre as diferenças que marcaram os processos
de abolição da escravidão
nos Estados Unidos e no Brasil;
facilita a nossa compreensão da origem das diferenças entre as
manifestações de racismo em
relação aos ex-escravos e seus descendentes nos dois países ("racismo
declarado" nos Estados Unidos e "racismo velado" no Brasil);
AMÉRICA COLONIAL 2
Após o descobrimento das Américas por Cristóvão Colombo a
Espanha tinha perspectiva de enriquecimento, logo após os espanhóis descobrem
ouro e começa a exploração.
Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação
das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas
terras a oeste do Tratado de Tordesilhas.
ADMINISTRAÇÃO
Para isso montaram um complexo sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa
espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de
tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.
VICE-REINADOS
As regiões exploradas foram divididas
em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha.
Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba,
Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo
comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às
questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.
Todos os colonos que transitavam entre
a colônia e a metrópole deviam prestar contas à Casa de Contratação, que
recolhia os impostos sob toda riqueza produzida. Além disso, o sistema de porto
único também garantia maior controle sobre as embarcações que saiam e chegavam
à Espanha e nas Américas. Os únicos portos comerciais encontravam-se em
Veracruz (México), Porto Belo (Panamá) e Cartagena (Colômbia). Todas as
embarcações que saíam dessas regiões colônias só podiam desembarcar no porto de
Cádiz, na região da Andaluzia.
CHAPETONES E CRIOLLOS
Responsáveis pelo cumprimento dos
interesses da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os
espanhóis que compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos.
Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande
agricultura e o comércio colonial. Sua esfera de poder político era limitada à
atuação junto às câmaras municipais, mais conhecidas como cabildos.
Na base da sociedade colonial
espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam
atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição
social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Os escravos africanos
eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população
indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias
espanholas. Muito se diverge sobre a relação de trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios.
MITA E ENCOMIENDA
Alguns pesquisadores apontam que a
relação de trabalho na América Espanhola era escravista. Para burlar a
proibição eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis
adotavam a mita e a encomienda.
A mita consistia em um trabalho
compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma
temporada de serviços prestados.
Já a encomienda funcionava como uma
“troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
No final do século XVIII, com a
disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às
invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao
pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente
subordinadas do continente americano.
AMÉRICA COLONIAL - 3
BRASIL
Após o
descobrimento do Brasil em 1500 pelo navegador Pedro Álvares Cabral, em nome da
coroa Portuguesa, Portugal passou a ter domínios sobre essas terras no
continente americano.
Em 1530 os
Portugueses com a finalidade de manter uma colônia no Brasil e com o temor de
perdê-las para outros paises, os portugueses começam então enviar expedições
para explorar as terras americanas (Brasil) e verificar a possibilidade de sua
colonização.
A primeira expedição foi a de Martin
Afonso de Sousa realizada em 1530. era composta por cinco embarcações e
quatrocentas pessoas.
Em 1532, Martin Afonso chega ao litoral
de São Paulo e funda a Vila de São Vicente, nela, fixaram-se alguns colonos que
iniciaram a produção agrícola, originando a ocupação permanente nas terras
brasileiras pelos portugueses.
Não se demora muito o Brasil começa a ser
explorado pelos portugueses, o primeiro tipo de exploração foi à retirada do
Pau Brasil, pois o Pau Brasil tinha um valor muito bom na Europa, por causa da
sua cor avermelhada, pois ele servia para o tingir tecidos.
Logo depois
os portugueses começam a explorar a cana de açúcar, e depois quando se descobre
as minas de ouro e diamantes os portugueses começam também a exploração delas.
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Para
garantir efetivamente a ocupação das terras brasileiras o governo português
criara uma estrutura para administrar. Assim em 1534 o território brasileiro é
dividido em faixas de terras as terras que pertenciam a Portugal pelo Tratado
de Tordesilhas, foram divididas em 15 faixas e foram chamadas de capitanias,
elas foram entregues a pessoas da confiança do rei.
Para Saber
O Tratado de Tordesilhas foi assinado em 7 de
Junho de 1494 na cidade de Tordesilhas Espanha. Segundo o qual o tratado as
posses de Portugal e Espanha seriam delimitadas por um meridiano traçado a 370
léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras que fosses encontradas a
leste desse meridiano seriam de Portugal e aquelas que ficassem a oeste seriam
da Espanha
DONATÁRIOS
Os governantes das capitanias foram
chamados de Donatários, eles eram membros da pequena nobreza, funcionários do
rei e burgueses, e não poderiam vender as capitanias, pois a propriedade das
terras era do rei.
Os donatários tinha o direito de
arrecadar impostos, administrar e fazer justiça e fundar vilas. Também eram
responsáveis por distribuir terras aos colonos que tivessem condições de
explorá-las. Essas terras eram chamadas de sesmarias.
O poder dos donatários era
hereditário, passava-se de pai para filho, e por isso essas faixas de terras
ficaram conhecidas como capitanias hereditárias.
SISTEMA
COLONIAL
As
políticas mercantilistas estiveram vinculadas à exploração colonial, que marcou
a conquista e a colonização de toda a América Latina, alem de regiões da Ásia e
da África.
O sistema
colonial desenvolveu-se como um desdobramento da política econômica do
mercantilismo, que buscava o enriquecimento do Estado por meio das atividades
comerciais. Com a exploração colonial, algumas nações européias conseguiram
realizar esse objetivo.
Muitos
paises europeus começam a ter interesse mercantilistas e passam a disputar
entre si mercados para vender seus produtos.
Esses
Paises começam então a perceber que a solução ideal seria que cada um possuísse
colônias para poder obter vantagem econômicas exclusivas, assim poderiam
controlar o comercio, impondo preços e produtos, e alcançar o Maximo de lucro
possível.
O sistema
colonial mercantilista consistia na relação entre metrópole e colônia.
Metrópole:
era o pais dominador da colônia.
Colônia de Exploração: era a região dominada pela
metrópole.
Pacto colonial: era o domínio político-econômico
da metrópole sobre a colônia.
A regra básica do pacto colonial: era a restrição da produção da
colônia estritamente ao que a metrópole não tinha condições de produzir. Ou
seja, a colônia não poderia concorrer com a metrópole, sua função era servir ao
enriquecimento d metrópole.
COLONIAS NA AMÉRICA
A
colonização da América, iniciada no século XVI, não foi igual em todas as partes
do continente.
Podemos ver que houve dois tipos de
colonização a colonização de povoamento e a colonização de exploração.
Colonização de
povoamento – não se
enquadraram no sistema colonial mercantilista. Exemplo: o norte e o centro dos
Estados Unidos colonizados pelos imigrantes ingleses.
Colonização de
Exploração –
Tipicamente enquadradas na estrutura do sistema colonial mercantilista.
Exemplo: Brasil e várias regiões da América Latina, colonizadas por Espanha e
Portugal.
DECADÊNCIA DO IMPÉRIO
A partir da década de 70 do século
XIX (1870), vai começar algumas leis em tentativa de dar inicio ao fim da
escravidão.
O Exercito Brasileiro que acabava de
sair da Guerra do Paraguai que tinha em suas fileiras soldados negros, apoiava
o fim da escravidão.
D. Pedro sabia que com essas Leis
que estavam sendo feitas seu prestigio estava se perdendo, e com isso perdia
seu apoio, os fazendeiros do Vale do Paraíba que eram escravocratas não estavam
nada contente com essas leis, esses fazendeiros eram contra a abolição. D.
Pedro tenta adiar o Maximo possível, mas os abolicionistas cada fez vão
ganhando mais força.
Em 1888 a Princesa Isabel vai ter
que assinar essa Lei, por causa das pressões que os abolicionistas e a
população já vinham fazendo, não que a Princesa Isabel fez e assinou essa lei
por pensar no pobre do escravo, muito pelo contrario, essa Lei já estava em
andamento no congresso, alguém tinha que assinar, como D. Pedro estava viajando
para a Europa por motivos de saúde, a Princesa Isabel recebeu essa incumbência
de assinar, é errado dizer que ela fez e assinou essa Lei por um ator de amor.
Outro fator importante que ajuda
ainda mais ao declínio do Império é quando D. Pedro II perde o apoio da Igreja
Católica, isso aconteceu porque o Imperador se negou em colocar em pratica a
BULA SYLLABUS no país. Que proibia que os maçons freqüentassem a igreja,
tomasse a hóstia ... D. Pedro II não dá o beneplácito para essa Bula Papal e
prevê penas para os padres e bispos que adotarem essa medida.
Bula Syllabus é o nome de uma Bula Papal, escrita em 1864 pelo
Papa Pio IX.
Essa bula reuniu todas as bulas e encíclicas até então escritas por outros Papas.
Essa bula reuniu todas as bulas e encíclicas até então escritas por outros Papas.
QUESTÃO MILITAR
O ponto culminante para D. Pedro II é quando ele irá
perder o apoio dos militares.
Os Militares irão colocar em oposição a D. Pedro II, muitos dos
militares durante a Guerra do Paraguai irão entrar em contato com o
Republicanismo, e com a questão da abolição. Irão colocar suas opiniões, ou
melhor suas criticas em jornais muitas vezes, muitos deles colocava suas
opiniões no “Jornal a Federação” um jornal republicano no Rio Grande do Sul.
Quando os militares ficam proibido
de colocar suas criticas nos jornais é quando acontece a ruptura definitiva
entre o exercito e o Imperador, dessa forma abre espaço entre o exercito e as
oligarquias do país.
As oligarquias tem como seus
representantes os cafeicultores do Oeste Paulista, através dessa aliança é
tramado o Golpe da Replúbica.
O Marechal Deodoro da Fonseca é
amigo pessoal de D. Pedro II e era contra o golpe, mas mesmo assim é ele que
proclama a Replúbica.
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