Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Revolução Francesa

REVOLUÇÃO FRANCESA 

A Revolução francesa teve inicio em 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental com mais de 25 milhões de habitantes.
A França vivia sobre o regime absolutista do rei Luís XVI. A sociedade francesa era dividida em três estados.
O primeiro estado era composto pelo Clero, que era dividido em alto clero e baixo clero. O alto clero reunia bispos, abades e cônegos nascidos em famílias nobres. O Baixo clero era composto de sacerdotes das paróquias mais pobres, que, portanto, enfrentavam dificuldades econômicas.
O segundo estado, era formado pela nobreza, que era dividida em três grupos principais: nobreza cortesã, provincial e togada. A nobreza era formada por 350 mil pessoas. A nobreza cortesã vivia em Versalhes, sede da corte francesa. Seus membros recebiam pensões do Estado. A nobreza provincial era um grupo as empobrecido, esses viviam à custa do trabalho e dos tributos. A nobreza togada, era constituída por burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos.
Os membros do segundo estado representava a classe dominante da sociedade.
O terceiro estado reunia a maioria da população aproximadamente 24 milhões de pessoas. O terceiro estado. Havia os ricos da alta burguesia. Banqueiros comerciantes, artesões, profissionais liberais, como médicos advogados e professores.
Os camponeses também fazia parte do terceiro estado. Os camponeses representavam cerca de 80% da população francesa alguns eram homens livres, outros ainda viviam como servos, submetidos ao Sr. Feudal.
Os Sans-culottes era os revolucionários que usavam calças compridas de tecido grosso e listrado e não curtas (culottes), usavam várias roupas uma sobre a outra.
A FRANÇA ANTES DA REVOLUÇÃO
            A França passava uma situação econômica difícil acabava de sair da guerra de sete anos e da guerra de independência doas 13 colônias inglesas.
A economia da França era basicamente agrária, a maioria da população vivia no campo cerca de 80%. A situação da França era critica e a partir de 1784 por motivos de seca e inundações provocaram a falta de alimentos e a elevação dos preços dos alimentos. Assim, nas cidades e no campo, a maioria das pessoas pobres enfrentava a fome e a misséria.
Mesmo com a crise econômica os privilégios dos nobres e do clero não foram modificados pelo governo absolutista.
Tanto o primeiro e o segundo estado não pagavam impostos, além de poder exercer cargos públicos e também recebiam pensões do Estado.
O terceiro estado recebia toda a carga do Estado Francês, pagavam os impostos e sustentava os privilégios do clero e da nobreza.
REVOLTA DO TERCEIRO ESTADO
            Alguns setores do terceiro estado começava a se revoltar contra a situação social do país. Os ideais iluministas eram debatidos pelos que desejavam mudanças, e as discussões tornaram-se públicas em salões, cafés e nas lojas maçônicas e principalmente entre os Sans-culottes.
            Para piorar as coisas, Luis XVI quer aumentar a arrecadação, para pagar as dividas e manter os privilégios dos nobres e do clero, ou seja, o terceiro estado continuaria pagando sozinhos os impostos e sustentando os privilégios do clero e da nobreza. Uma vez que o clero e a nobreza não aceitaria pagar tributos. Tal proposta já tinha sido uma vez apresentada e rejeitada pelos nobres na Assembléia dos notáveis.
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
            Os Estados Gerais eram convocados em situações de grande crise.
            Os Estados Gerais eram constituídos em 3 Estados e da seguinte forma:
Bancada do 1º Estado – CLERO
Bancada do 2º Estado – NOBREZA
Bancada do 3º Estado – SERVOS

            Cada um dos Estados se reunia em separado e cada bancada possuía apenas 1 voto.
            Tal projeto só deveria ser aprovado pelos Estados Gerais, o resultado já estava estabelecido 2 X 1, por isso a conta acabaria por ser depositada na conta do Terceiro Estado.
Em 1 de maio de 1789 se dá inicio a convocação dos Estados Gerais e a revolta do Terceiro Estado.
O Ultimo Estado Geral convocado foi no ano de 1614, havia mais de 174 anos que eles não era convocados.
DIVISÃO POLÍTICA NA FRANÇA REVOLUCIONÁRIA
JACOBINOS sentavam à esquerda da mesa diretora no plenário da Assembléia Constituinte, e no alto, assim chamados também de Montanheses.
Posição política: representavam a pequena burguesia e a classe média de París. A origem do nome vem do convento dos monges Jacobinos onde eles se reunião. Seu principal líder era Robespierre.
GIRONDINOS republicanos moderados, conservadores, representavam os interesses da grande burguesia comercial. Tinham esse nome porque seus lideres vinha da região da Gironda , interior da  França.
PLANÍCIE ou PÂNTANO denominados centro, pois sentavam no meio, em frente à mesa diretora do plenário da Assembléia constituinte. Era o maior grupo e tendia a posições políticas de centro, hora estava do lado radical ora estava com o lado mais conservador.
CORDELIERS ligados aos Sans-culottes, eram republicanos e defendiam mudanças mais profundas, como a reforma agrária e o fim da propriedade privada., SEU SIGNIFICADO SÃO “franciscanos”, porque se reunião em um convento Franciscano, seus principais lideres são Dantn e Marat.
MONARQUISTAS Defendiam a monarquia e posições políticas mais moderadas não querem avanços e defendem a permanência do rei. São conhecidos também como FEUILLANTS cujo convento se reunião.
INICIO DA REVOLUÇÃO 12 de Julho de 1789
Em12 de julho de 1789 a população de Paris começa o ataque e começa também a realizar barricadas nas ruas para impedir as tropas do Rei.
♦ Paris naquela época era uma cidade medieval, com ruas estreitas (isso facilitava a defesa da cidade).
No dia 13 de julho o movimento continua e cria força.
            INVALIDOS
Um hospital militar onde ficam os soldados inválidos, é lá que fica o deposito de armas e munição, esse No dia 14 de julho de 1789 na parte da manhã um grande numero de pessoas vai para OS INVALIDOS.

deposito e
            O comandante da Bastilha guardado pelos soldados inválidos. A população pegam as armas e as munições e seguem para a Bastilha no inicio da tarde.

♦ BASTILHA – Prisão que era guarnecida por soldados inválidos.

QUEDA DA BASTILHA percebe que não conseguirá deter a população então tenta fazer um acordo, mas quando ele desce para falar com a população ele é cercado e morto pela população. O comandante da Bastilha Demulé é estraçalhado pela população e sua cabeça é colocada em uma lança.
            Luiz XVI manda a desmobilização das tropas para evitar um banho de sangue

REBELIÃO DO TERCEIRO ESTADO – 15  de Junho de 1789
            O Terceiro Estado se rebela, Terceiro estado representa cerca de 97% a 98% da população Francesa, a maioria da população Francesa tinha elegido aquela bancada.
            A bancada do Terceiro estado muda o nome para ASSEMBLEIA NACIONAL eles representam todo o Estado Francês, demolindo a antiga estrutura do 1º 2º e 3º Estados. O discurso agora era esse “Se nós representamos a grande maioria da nação Francesa, assumimos agora o encargo de construir uma nova Constituição para a França.”
ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE
            No dia 19 de junho uma parte do Clero decide unir a Assembléia Nacional, o Baixo Clero e da Nobreza vão se unir a Assembléia Nacional., e será proclamada a ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE para a França, o que se opunha ao poder soberano absolutista francês e contrariava as leis vigentes no país.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO – 26 de Agosto de 1789.
Este documento se tornou mundialmente famoso, seus principais pontos eram:
- A liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei;
- O direito à propriedade individual;
- O direito de resistêcnia à opressão política;
- A liberdade de pensamento e de opinião;
A FULGA DO REI - 21 de Julho de 1791
            Em 21 de Julho de 1791 tenta fugir disfarçado de criado do país para se unir às forças contra revolucionárias que se organizavam  no exterior. Durante a fuga, foi reconhecido e preso, sendo reconduzido à capital francesa e mantido sob vigilância.
CONVENÇÃO NACIONAL – 20 DE SETEMBRO DE 1792.
A Assembléia vota a sua própria dissolução, vai existir agora uma CONVENÇÃO NACIONA, o poder que vai ser montado agora será escolhido através do sufrágio universal.
A CONVENÇÃO NACIONAL vai tomar posse no dia 20 de setembro de 1792, tudo isso será feito em um espaço de tempo bastante curto.
Nesse mesmo dia acontece a celebre batalha de Walmy, a batalha entre o exercito Francês e o exercito prussiano, o exercito francês sai vitorioso
            O exercito austro-prussiano invadiu a França, contando com o apoio secreto da família real, que transmitia segredos militares às tropas estrangeiras. Para defender o pais os lideres da Revolução Francesa, como Dalton e Marat, apelavam a todos os cidadãos para que tomasse parte da luta.
O exército Francês foi praticamente formado por batalhões populares.
EXECUÇÃO DO REI
            Em 21 de Janeiro de 1793 Luiz XVI é executado.
Logo após a morte de Luiz percebeu-se uma grande mobilização de outras nações Européias contra a França, Até aquele momento os Franceses estava enfrentando os Prussianos e os Austríacos (Maria Antonieta pertencia à família Real da Áustria). A Espanha, Holanda e a Inglaterra, indignados e temendo o exemplo francês vão declarar guerra contra a França.
CONVENÇÃO MONTANHESA
            Em Agosto de 1793 os montanheses editaram um decreto que expõe de forma bastante  clara, as estratégias que permitiram a nação francesa enfrentar de igual para igual seus inimigos internos e externos.
            Os Jacobinos irão decretar que todo cidadão que for inimigo da França será guilhotinado.
            Até esse momento seus inimigos tinham sido expulsos. Os montanheses irão lançar uma nova estratégia de guerra chamada de GUERRA TOTAL.
Na Guerra Total todos os cidadãos franceses estarão obrigados a dar a sua contribuição para o esforço de guerra.
- Os jovens vão para o combater, vão lutar nas linhas de frente.
- As mulheres irão costurar os uniformes.
- Os anciões ficarão em lugares públicos para dar coragem aos soldados e aplicar o ódio aos Reis.
- As crianças farão bandagens com roupas velhas.
- Os homens casados irão transportar alimentos.
Com esse enorme esforço do povo francês liderado pelos montanheses ao longo do ano os franceses conseguiram várias vitórias diante de seus inimigos.
            Todos os cidadãos franceses foram convocados para a guerra, não existe mais separação entre militares e civis, os civis estão sujeitos as mesmas disciplinas do que os militares. Adultos e crianças não importa o sexo estão obrigados a contribuir para que a França consiga vencer o inimigo, que nesse momento o inimigo é mais forte que o exercito Francês.
            Ao longo de 1793 os franceses conseguem acumular um conjunto bastante significativo vitórias a frente aos seus inimigos de forma que ao final do ano de 1793 os inimigos da França estava derrotado.
A CONVENÇÃO TEM 3 MOMENTOS
            A Convenção começa em 10 de janeiro de 1792, havia uma Assembléia Legislativa que é deposta em 10 de janeiro de 1792.
            Agora inicia a Convenção Nacional com Deputados  eleitos através do sufrágio universal, tem inicio nesse momento a CONVENÇÃO GIRONDINA (é quem comanda a Contenção são os Girondinos), os Girondinos entram em embate com os Montanheses, os Montanheses conseguem eliminar os Girondinos.
            O 2º.momento da Convenção é chamada de CONVENÇÃO MONTANHESA, com a queda dos Montanheses terá inicio a um 3º. Momento da convenção que é a chamada CONVENÇÃO TERMIDORIANA.
CONVENÇÃO TERMODIANA - Julho de 1794 até outubro de 1795.
A Convenção Termidoriana elabora uma Nova Constituição para a França, muito mais reacionária comparada com a Constituição elaborada pelos Montanheses. A nova Constituição restabelece o voto censitário, há uma nova divisão entre os cidadãos. Os que poderiam votar e os que não poderia votar.
DIRETÓRIO
            Depois que Robespierre foi tirado do poder a Convenção Nacional passou a ser controlada pelos representantes dos interesses da alta burguesia girondina. Com uma nova orientação política essa convenção decidiu elaborar outra Constituição para a França. O Diretório vingou até 1799.
CONSULADO
            Com a crise dentro do diretório os idealizadores então resolverão criar o Consulado, estabelecendo um novo governo na França, nesse novo governo existiria três cônsul, sendo que Napoleão adquiria prestigio da população e dos políticos, e assim recebeu o titulo de Primeiro-cônsul em meia a crise existente na França.
Os três consul escolhidos foram: Napoleão Bonaparte, Roger Ducos, e Emmanuel Joseph Sieyès.
GOLPE DE 18 BRUMÁRIO - 9 de Novembro de 1799

            Em 9 de Novembro de 1799 Napoleão Bonaparte dá o golpe e se intitula o único líder da nação, contando com apoios de políticos influentes  da burguesia, assim ele dissolve o Diretório.
♦ Napoleão dá um golpe para evitar um outro golpe por parte dos jacobinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário