Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Nazismo

NAZISMO – ALEMANHA

            Após a derrota alemã na Primeira Guerra mundial são impostas duras condições pelo Tratado de Versalhes, a sociedade alemã enfrentou a década de 20 (1920), com imensas dificuldades econômicas e sociais.

PARTIDO NAZISTA
Com a crise que Alemanha vinha enfrentando faz surgir os partidos que prometiam soluções rápidas e “mágicas”. Um desses partidos foi o Partido Nazista, fundado em 1919, ano em que admitiu em seus quadros o ex-cabo Adolf Hitler.

Nazismo ou o Nacional Socialismo designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).

Hitler em discurso culpava os políticos  liberais pela derrota da Alemanha na guerra e pelas condições humilhantes impostas ao país pelo Tratado de Versalhes. Para atrair e   envolver os alemães, dizia que o povo alemão eram “superior aos demais e que, apesar disso, estava entregue aos pontapés do resto do mundo”.  Com esse discurso inflamado e demagógico, Hitler tornou-se, em pouco tempo, o líder absoluto dos nazistas.
Em 1920 o Partido Nazista foi rebatizado para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. – cujas letras iniciais formam a sigla NAZI de onde deriva o termo nazismo.
Em 1920, o Partido Nazista criou as  ASTropa de Assalto -, encarregadas e de eliminar fisicamente seus adversários políticos. Três anos depois, Hitler tentou a tomada do poder por meio de um golpe de Estado na cidade alemã de Munique, mas fracassou e foi preso na cadeia, ele produziu boa parte de um livro “Minha Luta” contendo os princípios básicos do Nazismo. São eles:
- A superioridade da “raça ariana”. Para Hitler existia uma “raça pura” (a ariana), da qual provinham os alemães que eram superiores a todas as outras raças.
- O anti-semitismo. Os nazistas justificavam seu ódio aos judeus dizendo que eles haviam contaminado a “raça ariana”. Assim, para salvar Alemanha e purificar há “raça ariana”, os judeus deviam ser exterminados.
- A necessidade do espaço vital. Para Hitler os alemães precisavam conquistar território de outras nações, a fim de se realizarem plenamente.
            Em julho de 1921, Hitler tornou-se chefe absoluto do Partido Nazista.

SISTEMA EDUCACIONAL NAZISTA
            Esse sistema foi mais intensamente marcado pelo militarismo, pelo racismo e pelo anti-semitismo. O governo passou a controlar mais duramente o setor educacional, obrigando os professores a aprender e a ensinar os princípios nazistas(destacando-se a crença na “superioridade da raça ariana”). Alem das escolas, a doutrina nazista eram difundida por meio de diversas associações educativas, com a juventude hitlerista, que organizava entre os jovens alemães diversas competições esportivas, reuniões políticas e exercícios de preparação para a guerra.

ADOLF HITLER A UM PASSO DO PODER
            Em 1925, Von Hindenburg foi eleito presidente da Alemanha. No entanto, não conseguiu realizar estabilização política nem superar as dificuldades econômicas do país, que representavam uma herança da Primeira Guerra Mundial: perdas territoriais, dividas de guerra, industria abalada, alto índice de desemprego etc. os nazistas aproveitaram-se dessa situação para fazer duas criticas à ineficiência dos dirigentes alemães e, com base principalmente nesse argumento, conquistaram a maior bancada do parlamento alemão (38% dos deputados), nas eleições de julho de 1932.
            A tumultuada situação política e social no final de 1932 foi favorável a ascensão de Hitler, que, com a aprovação do presidente Hindenburg, tornou-se chanceler (chefe do governo da Alemanha), em 30 de janeiro de 1933.

A DITADURA NAZISTA
            Ao torna-se chanceler, Hitler empenhou-se em consolidar o poder alcançado pelo partido nazista, utilizando para isso a violência e a propaganda enganosa junto a população.
            A propaganda nazista era conduzida por Joseph Goebbels, titular do ministério da educação do povo e da propaganda, que exercia severo controle sobre as instituições educacionais e sobre os meios de comunicação. Utilizando métodos desonestos e sensacionalistas para divulgar a doutrina nazista, Goebbels tinha o seguinte lema “uma mentira dita sem vezes torna-se verdade”.

GESTAPO – POLICIA SECRETA DO ESTADO
            O uso da violência contra os adversários políticos do nazismo ficavam a cargo principalmente da Gestapo, que tinha poderes para prender e executar os suspeitos de deslealdade contra o governo nazista.

ADOLF HITLER NO PODER
            Em 1933 o Partido Nazista se torna o único partido do Estado alemão. Com a morte de Hindenburg, em agosto de 1934 o chanceler Hitler assumiu também a presidência do país, tornando-se, então, o chefe supremo da Alemanha.

GOVERNO DE HITLER
            O governo de Hitler procurou exercer rígido controle sobre diversos setores da sociedade alemã. Alem da censura política, buscou impor os padrões e as idéias nazistas às artes plásticas, à musica, à literatura e até mesmo à pesquisa cientifica. No plano econômico, dedicou-se a reabilitação do país estimulando a agricultura e a industrialização, principalmente na área de armamentos.
            Desrespeitando as proibições do Tratado de Versalhes, o governo nazista militarizou rapidamente o país. Em 1938, iniciou sua política de expansão pela Europa, baseando-se na tese do espaço vital. Sua primeira investida foi contra a Áustria, que conquistou sem luta militar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário